Programação: Estudos Linguísticos

II Seminário de Teses e Dissertações

PROGRAMAÇÃO – ESTUDOS LINGUÍSTICOS



2h – 2:30

Aline Deosti - O PDE de Português: propostas para ensino de gramática na Educação
Básica

Debatedora: Profa Dra. Clóris Porto Torquato (UFPR)
Camila Haus - Ensino de pronúncia sob a perspectiva do ILF: crenças e práticas de professores de inglês do Celin – UFPR

Debatedora: Profa Dra Márcia Regina Becker (UTFPR)
Angela Maria Hoffmann Walesko - Formação inicial de professores e o mito do “falante nativo”: um estudo sobre os ETAs e as construções identitárias dos  professores da CP INGLÊS-ISF/ UFPR

Debatedor: Prof. Dr. Eduardo H. Diniz (UFPR)

Beatriz Pires Santana - A natureza e a codificação das vogais temáticas verbais e nominais no português brasileiro

2:30 – 3h

Rachido Djau - Os efeitos da ideologia linguística de um processo colonizador na política e planejamento linguística da Guiné –Bissau.
Jaqueline Scotá Stein-
Atos de polidez pragmalinguística em trânsito na comunidade surda de uma universidade pública federal.
Clarita Gonçalves de Camargo - Percepção de professores sobre o ensino da compreensão oral em inglês pelos alunos de licenciatura em Letras e pelos professores já no exercício da profissão.

Debatedor: Fernanda Silva Veloso (UFPR)


Carla Cursino - A relação entre as classes acionais e a definitude do objeto na interpretação temporal do crioulo haitiano

Debatedora: Prof.ª Dra. Teresa Cristina Wachowicz (UFPR)


3h – 3:30

Marco Antonio Rocha - Não tenho preconceito, mas… será que tenho?
Pamela da Silva - Letramento e Identidade: um estudo das práticas de letramento e negociação identitária em uma sala de aula multilíngue de português para falantes de outras línguas (PFOL)

Debatedora: Profª Drª Ligia Negri (UFPR)
David José de Andrade Silva - Ensino de língua inglesa em um projeto curricular inovador: há aprendizagem no caos?

Debatedora: Profa Dra Clarissa Menezes Jordão (UFPR)

Maurício Resende - Uma análise antilexicalista para a derivação regressiva lexicalista

Debatedora: Profª Drª Maria Cristina Figueiredo Silva (UFPR)

3:30 – 4h



Dayse Paulino de Ataide - A leitura de textos literários nas aulas de língua inglesa: uma proposta didática para a educação básica.

Debatedor: Prof. Dr. Francisco Carlos Fogaça (UFPR)


Vitor Rodrigo Diniz - Aspectos semânticos e sintáticos das orações comparativas

Debatedora: Prof.ª Dra. Maria José Gnatta Dalcuche Foltran (UFPR)

4h – 4:30

Mesa: O funcionamento discursivo no espaço do ensino e da mídia

Mediadora: Profª Drª Ligia Negri (UFPR)


Participantes:
Ana Maria Sabino Silva – O mar, a salga e a escola: discursividades sobre a formação do sujeito caiçara
Marilia Gasparovic - AYLAN KURDI E CHARLIE HEBDO: imigração, compaixão, intolerância e mídia
Rosyane Natal - O estatuto da relação fala/escrita no discurso pedagógico




Mesa: Aplicando as teorias da Pragmática


Mediador: Doutorando André Luiz de Oliveira Almeida

Participantes:
Bárbara Pilati Lourenço - Peças publicitárias denunciadas ao conselho nacional de autorregulamentação publicitária (CONAR): análise sob os vieses da (im)polidez e da teoria da relevância
Marina Xavier Ferreira - A motivação como gatilho pragmático na aquisição de línguas
Isabel Cristina Vollet Marson - Perspectivas teóricas e prática pedagógica de docentes de língua inglesa: impactos na formação de professores na UEPG.

Debatedor: Profº Drº Eduardo Henrique Diniz de Figueiredo  (UFPR)




4:30 – 5h

Pollianna Milan - Os efeitos de um treinamento de percepção na aquisição dos heterotônicos do espanhol por estudantes brasileiros

Prof. Dr. Francisco Calvo del Olmo (UFPR)


5h – 5:30


Paola Machado da Silva - O uso de l1 em aulas de l2 no contexto de um centro de línguas

Debatedor: Ronald Barry Martinez